Monday, May 04, 2009

Filtrando ruídos

Em Monday 04 May 2009 10:15:23 você escreveu:
> Grande Walther,
> mando anexo o arquivo gravado... Comecei a gravar tem pouco tempo e ainda
> não me habituei com todos os comandos do Audacity. Você poderia me mandar o
> processo que você utilizou para elimiar tais ruidos ? tipo um passo a passo
> ?! eu sei que é um abuso, mas eu acho que se eu voltar de uma viagem com 40
> vozes gravadas, vai ser mais fácil eu mesmo fazer isso do que mandar pra
> você, né ? hahahaha. muito obrigado mesmo pela ajuda.
> um abraço,
> Rafael
>
>
>
>
>
> To: ***************************
> Subject: Novo comentário adicionado!
> Date: Mon, 4 May 2009 01:37:44 -0300
> From: wikiaves@wikiaves.com.br
>
> Prezado Rafael Bessa,
>
> Um novo comentário foi adicionado por Walther Grube em uma de suas mídias,
> clique aqui para visualizar.
>
> Comentário:
> Rafael, quando precisar filtrar ruídos, pode mandar as gravações para mim
> (walther.grube@gmail.com). Com aplicação de algumas técnicas simples é
> perfeitamente possível eliminar esse ruído do vento.
>
> ---
> WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil
> _________________________________________________________________
> Deixe suas conversas mais divertidas. Baixe agora mesmo novos emoticons. É
> grátis! http://specials.br.msn.com/ilovemessenger/pacotes.aspx

Usando o arquivo que você enviou, vou descrever o processo passo-a-passo anexando os arquivos criados para você ter uma idéia geral:

-primeiro eu crio um espectrograma da gravação para ter uma idéia em que trechos eu encontro somente ruído. Nesse caso identifiquei visualmente que há ruídos de baixa freqüencia abaixo de 1kHz e um estalo ou click aos 24s.















-ao abrir o arquivo com o audacity verifiquei que o início da gravação tem uma
variação de offset durante o 1o segundo, isso terá que ser cortado já que não
contém nenhuma informação importante. É só selecionar o trecho e pressionar DEL.

























-escutando o som, o "click" na verdade se mostrou ser um "estrondo", nada de mais, é possível cortá-lo fora da mesma maneira. Basta dar um zoom nele selecionando com o mouse uma área pequena em torno dele e usando a opção "zoom para a seleção" (zoom to selection) do menu "visualizar" (view). O estalo agora aparece expandido e fica fácil selecionar só a parte que interessa remover. DEL nele!
























-Nesse ponto a gravação se tornou mais uniforme, não tem variações bruscas e é possível aumentar o volume ou "normalizar" o som. Basta selecionar tudo (CTRL-A) e usar o efeito (menu effect-normalize). Neste "efeito" você tem duas opções: "remove ant offset DC" que deverá ser ativado, e "normalize maximum aplitude to" que eu coloco em -3dB para evitar o que se chama de "clipping" (corte de picos de amplitude". Aplicado o "efeito" obtém-se












-Para eliminar os ruídos de baixa freqüencia utilizo um plug-in (tem que ser instalado) de equalizador de múltiplas bandas. No caso dessa gravação vou eliminar inicialmente ruídos abaixo de 420Hz que é a faixa aonde se encontra o ruído de vento. Note que eu crio uma "curva" com os controles. Isso é para suavizar o filtro evitando distorções. Ao aplicar a equalização o nível do som baixa bastante. Tem que escutar o som para ver se não se perdeu alguma coisa. Nesse ponto exportei o som para mp3 para você poder escutar o resultado até agora. (Suruí_03-05-2009_RBESSA (7)1.mp3). Já ficou bastante bom, mas há ruídos ainda. Para seguir aplica-se novamente o "normalize" -3dB.

























-Crio um novo espectrograma para identificar novamente ruídos que estão entre 22,5s e 29s. Esse trecho está realmente complicado, os ruído se sobrepõe ao som, mas vamos lá... Para reduzir os ruídos nesse trecho seleciono o trecho e aplico uma nova equalização na faixa abaixo de 1 kHz. Ficou bom... Normalizando e criando mais um espectrograma...









































-Agora vou eliminar ruídos eletrônicos. Todo equipamento eletrõnicos introduz um chiado de alta freqüencia que pode ser eliminado com o filtro "noise removal". Ele é excelente para isso. Usando o espectrograma verifico que tem ruídos isolados em torno dos 34s. O chiado aparece como uma névoa espalhada pelo espectro. Para aplicar o "noise removal" primeiro vocẽ seleciona uma faixa do som onde está o ruído a ser eliminado e escuta esse trecho para conferir se é só ruído mesmo (apesar do espectrograma garantir isso). Selecione o "noise removal" e clique no botão "get noise profile", selecione tudo (CTRL-A) e aplique "noise removal" novamente, só que agora selecione o botão OK e o chiado será eliminado.













-Por fim é só "normalizar" o som novamente e exportar e criar o espectrograma final

A descrição de como criar o espectrograma está no meu blog (http://educacaoambiental-walther.blogspot.com/).

Nesse exemplo, não filtrei todos os ruídos, ainda sobrou muita coisa a tirar, mas já dá para ter uma idéia de como eu faço esses malabarismos auditivos...

Ainda acha que é mais fácil você mesmo fazer isso? he he he
Eu me divirto fazendo essas coisas. Eu fui técnico de som de uma banda de Rock por bastante tempo e gosto de lidar com esse tipo de coisas. Filtrar gravações de aves é até divertido, e muitas vêzes um desafio, quando o ruído está na mesma faixa de freqüencia do som...

Eu uso Linux e minha versão do Audacity é em inglês, pode ser que você tenha dificuldades em entender alguns dos passos, qualquer coisa é só perguntar!

--
uma grrande abrraço!

Walther Grube
"Véio do rio"

No comments:

Post a Comment