Wednesday, April 08, 2009

Site Aves do Brasil

Fazendo um breve intervalo entre relatórios de expedições, vou aqui colocar uma homenagem ao site AVES DO BRASIL (www.aves.brasil.nom.br) que, além de apresentar um belo design, milhares de fotos lindas e sons de aves, também é uma "ferramenta" para identificar aves.
Graças a esse site que minha paixão por aves se cristalizou. Eu sempre admirei a beleza do canto e das cores e formas das aves, mas nunca me empenhei em estudá-las mais detalhadamente até iniciar uma pesquisa sobre recuperação de áreas degradadas com o auxílio de ... aves! Elas disseminam sementes de uma maneira incrível, seguindo cursos de rios, relevo, enfim, da forma como tem de ser. Não é como o ser humano dita, mas de acordo com o comportamento delas.
Vaaaai daí que, "googleando" por assuntos relacionados a isso, topei com esse maravilhoso site e não teve jeito, me cadastrei, publiquei algumas modestas fotos e comecei a aprender mais e mais sobre aves.
Acabei adquirindo um livro (muito bom) do J. Dalgas Frisch (Aves Brasileiras e Plantas que as atraem) que agora me acompanha a todos os lugares. Eu já conhecia o trabalho desse ornitólogo, pois quando era um "piá", ganhei um disco de vinil compacto com o canto do uirapuru e de sabiás. Esse disco me acompanhou por muitos anos até que um dia assaltaram minha casa... Mesmo assim nunca esqueci dele e do canto dessas duas aves incriveis! Por sinal, o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é considerado a ave símbolo do Brasil, sabiam? Por obra do Dalgas Frisch! Pois é, essa maravilhosa ave, abundante em todo o território nacional foi eleita símbolo do Brasil. E com todo o mérito, seu canto é simplesmente uma maravilha, muito melodioso, e, conforme a região, com variações muito grandes.
Também gosto muito do trabalho de outro ornitólogo bastante conhecido, o Helmut Sick. Porém até o momento não consegui adquirir livros dele. Paciência... Também não é tão necessário assim, pois tem o site para identificar as espécies.
Vale a pena conferir pois tem fotos realmente incríveis. Acho muito difícil alguém visitar esse site e não começar a prestar mais atenção em aves, mesmo nas cidades. Agora mesmo enquanto estou escrevendo tem sabiás cantando no quintal, está escurecendo e logo deve aparecer uma coruja, vou tentar gravar a vocalização dela... E isso na cidade! Espero que o trânsito dê uma folga para não atrapalhar na gravação.

Um abraço a todos!

No comments:

Post a Comment