Thursday, April 09, 2009

O Tangará-dançarino e sua dança.

O tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata) é uma ave da família Pipridae, o macho é de um colorido azul vistoso com asas pretas e com um topete vermelho vivo. Quando jovem ele é verde como a fêmea. Esta, porém, não tem topete vermelho.

Jovem macho que se chocou contra a janela da minha casa

É muito comum na mata atlântica e sempre é um grande prazer encontrá-lo na mata por sua beleza. Em muitas ocasiões eu pude me aproximar bastante de tangarás, e o momento mais interessante de encontrá-los é durante a dança de acasalamento. Eu nunca tinha presenciado esse momento até um dia quando estava fazendo uma trilha na área do Projeto Nhandara Guaricana. Em determinado momento, escutei um tangará cantando e fui observar de perto. Para minha alegria encontrei seis tangarás machos empoleirados em frente a uma fêmea e havia mais dois machos imaturos observando de longe. Passei a gravar o canto (espectrograma abaixo), pois não consegui um ângulo bom para filmar.

TangArás durante a côrte - à esquerda, a fêmea toda verde.
(foto gentilmente cedida por João Quental)
(site WikiAves)

Mas foi mágico! Enquanto um macho se apresentava, executando sua dança e cantando, os outros acompanhavam com um trinado esquisito. Ao final de sua apresentação o macho dava um trinado agudo e muito forte e se posicionava no "fim-da-fila" para que outro macho iniciasse a sua dança. E enquanto isso a fêmea só ficava olhando com aquela cara de "eu sou a tal". Foi realmenete um momento especial, e que se repetiu mais vezes para a minha alegria. Desejo a todos que amam a natureza um encontro desses!

Um grande abraço a todos!

No comments:

Post a Comment